DECANTADOR
1. DESCRIÇÃO GERAL
É um tanque de fundo cônico. Construído em vários tamanhos, de acordo com a vazão horária de efluente a tratar.
Seus dispositivos especiais permitem a sedimentação de flocos de formação primária no interior do próprio tanque, que possui ângulo que favorece a extração do lodo formado, evitando desta forma, o cisalhamento dos flocos.
Sua finalidade principal é separar os flocos de lodo formados no tratamento químico, pelos processos de coagulação e floculação dos efluentes brutos.
Possui dispositivos orientadores de fluxo de líquidos no seu interior e calhas vertedoras que proporcionam grandes relações de vazão de efluentes com relação a superfície de sedimentação.
O poço de coleta de lodo decantado possui configuração especial, de forma a evitar caminhos preferenciais internos na sua retirada. A válvula para descarga do lodo sedimentado deve ser aberta para descarte do lodo aos leitos de secagem.
2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Corpo do Tanque: Aço inox AISI 304, PP ou PRFV (7mm)
Estrutura de sustentação: Aço inox AISI 304, Aço carbono (com galvanização e pintura) ou Aço carbono (com revestimento em PA ou PP)
Plataforma, escada e guarda corpos: Aço carbono ASTM A36 ou Aço inox AISI 304
Vertedor e baffle central: PP ou PRFV (5mm)
3. TRATAMENTO DA SUPERFÍCIE E REVESTIMENTO DE PROTEÇÃO
a) Partes fabricadas em aço inoxidável: todas as partes fabricadas em aço inoxidável sofrem tratamento de decapagem e passivação.
b) Partes fabricadas em aço carbono: todas as partes fabricadas em aço carbono sofrem tratamento de galvanização e pintura.
Ficha Técnica